DICAS

CartolaFC: Dicas para montar sua defesa na 02ªrodada

Veja Três goleiros, três zagueiros e três laterais indicados para seu time fazer boa pontuação e ainda conseguir valorização de cartoletas.

sidcley

O Mercado fecha sábado (20/05), às 14hs (de Brasília), confira os confrontos:

Sábado (20/05) Santos x Coritiba Atlético-GO x Flamengo Chapecoense x Palmeiras

Domingo (21/05) Vasco x Bahia Atlético-MG x Fluminense Atlético-PR x Grêmio Vitória x Corinthians Botafogo x Ponte Preta Sport x Cruzeiro

Segunda-feira (22/05) São Paulo x Avaí

Passada a rodada de estreia do Cartola FC 2017, chegamos naquela que é considerada por muitos a que requer o pensamento mais estratégico possível para escalação do time. Buscando valorização, alguns cartoleiros optam por escolher jogadores que foram bem na primeira rodada, mas que continuam custando poucas cartoletas. Outros identificam como questão prioritária a escolha de quem foi muito bem, pensando na valorização de acordo com a média. A equipe do Cartola FC preparou uma lista de opções defensivas (três goleiros, três zagueiros e três laterais) avaliando as duas propostas. Afinal de contas, a escolha final sempre será de cada cartoleiro.

GOLEIROS Gatito Fernández (Botafogo) – C$ 16.27 Gatito Fernández, do Botafogo, é uma dica para quem já conseguiu um bom arranjo financeiro na primeira rodada e está disposto a fazer um investimento mais ousado na segunda. O botafoguense foi o melhor goleiro, embora tenha sofrido dois gols na derrota por 2 a 0 para o Grêmio em Porto Alegre. Sua alta pontuação (11,00) se deveu às cinco defesas difíceis realizadas na partida. Com isso, mesmo que ele fique apenas nos cinco pontos do saldo de gol, por exemplo, sua média será de sete pontos, o que é considerado um bom negócio em termos de valorização – tome nota: a partir da segunda rodada, a valorização passa a ser contada de acordo com a média. O Bota joga em casa contra a Ponte Preta.

Fernando Prass (Palmeiras) – C$ 13.23 Considerado um dos grandes favoritos ao título do Campeonato Brasileiro justamente por ser o atual campeão, o Palmeiras continua sendo um time forte para o Cartola FC independentemente da rodada. Porém, seu elenco diversificado por vezes causa aquela famosa “dor de cabeça boa” para o técnico Cuca, que regularmente abre disputa por vaga no time. Precisamos ficar bem atentos a esse detalhe. No entanto, debaixo das traves o nome é certo: Fernando Prass. Ele foi o segundo melhor goleiro da primeira rodada, faturando 10.70 pontos. Assim como no caso de Gatito, o preço do arqueiro palmeirense também pode ser considerado salgado, assim como sua média indicará boa valorização caso não sofra gol ou faça defesas difíceis. E o confronto aponta para um jogo que dará trabalho para Prass. O Alviverde visita a Chapecoense na Arena Condá.

Fernando Miguel (Vitória) – C$ 8.13 A terceira opção para o gol é mais simpática àqueles que ainda não possuem condições para fazer escalações caras. Fernando Miguel, do Vitória, é o emblemático caso do jogador que é barato e ainda consegue uma pontuação que não compromete. Foi assim na primeira rodada no empate por 0 a 0 com o Avaí. Seu custo atual (C$ 8.13) cabe tranquilamente no time de quem ainda busca cartoletas, e sua pontuação (5.50) manterá uma média de 5.25 caso ele não sofra gol do Corinthians, na Fonte Nova. Nesta temporada, o clube paulista tem marcado mais gols em casa do que fora.

ZAGUEIROS Kadu (Ponte Preta) – C$ 9.97 Para as indicações de zagueiros, começamos a levar em consideração a possibilidade de times que jogarão pela Libertadores na próxima semana poupem jogadores pelo Brasileiro – ou que pelo menos o time não entre tão concentrado como entraria sem a preocupação continental. É o caso do Botafogo, que tem uma situação nada tranquila no Grupo 1, podendo ser ultrapassado tanto pelo Atlético Nacional como pelo Estudiantes caso perca as duas partidas que lhe faltam na chave. Por isso mesmo trazemos a opção do zagueiro Kadu, da Ponte Preta. Ele foi o melhor da sua posição na primeira rodada, fazendo 10.10 pontos com três roubadas de bola na goleada por 4 a 0 sobre o Sport. E não custa tão caro, entrando na categoria da valorização. O jogo entre os dois alvinegros acontecerá no Engenhão, no domingo.

Igor (Sport) – C$ 5.80 Um fator merece destaque na goleada da Ponte Preta sobre o Sport por 4 a 0 na primeira rodada. Apesar de ter perdido o bônus por saldo de gol, mesmo assim o zagueiro Igor figurou entre os defensores que conseguiram faturar mais de seis pontos no Cartola FC, graças às suas quatro roubadas de bola. Portanto, com a pontuação de 6.20, ele também coloca a sua média na faixa da boa valorização caso o Leão da Ilha não sofra gol do Cruzeiro. O natural é que o Rubro-Negro pernambucano entre com outro espírito em casa, com maior ênfase na preocupação defensiva, justamente por ter vindo de uma derrota elástica.

Tiago (Bahia) – C$ 9.97 Autor de um dos gols do Bahia na goleada por 6 a 2 sobre o Atlético-PR, o zagueiro Tiago fez 8.10 na primeira rodada e marcou presença como o segundo melhor do setor. Isso significa que só mesmo um desastre na segunda rodada deixaria sua média baixa. Por isso ele, é a terceira indicação para a zaga, apesar de o Tricolor Baiano enfrentar o Vasco em São Januário na próxima rodada. Manter o saldo de gol ou pelo menos roubar uma bola já pode ser o suficiente para valorizar o cofre de quem o escalar.

LATERAIS Sidcley (Atlético-PR) – C$ 11.60 Se tem um lateral que deve ser pensado para valorização de cartoletas na segunda rodada, trata-se de Sidcley, do Atlético-PR. Seu time foi goleado por 6 a 2 pelo Bahia, mas mesmo assim ele conseguiu ser o quarto melhor do Cartola na sua posição. Isso se deve ao gol marcado e às duas roubadas de bola. Sua pontuação foi de 9.40. Se o Furacão não sofrer gol do Grêmio na Arena da Baixada, e o lateral garantir os cinco pontos do saldo de gol, sua média será de 7,2, número que também é suficiente para garantir uma boa valorização de cartoletas. E vale lembrar que, na semana seguinte, o Tricolor Gaúcho tem compromisso importante pela Libertadores, podendo poupar alguns jogadores na partida de Curitiba.

Geferson (Vitória) – C$ 10.19 Como dito na indicação de Fernando Miguel, o Corinthians não é um time que tem balançado muito as redes nesta temporada quando joga fora de casa. Esse fator serve também para indicar os laterais, que são beneficiados com o bônus de saldo de gol. No caso do Geferson, além dos cinco pontos, ele ainda teve três roubadas de bola. Contra o Avaí, saiu de campo com três roubadas de bola e 9.40 pontos no bolso. No domingo, bastará não sofrer gol ou roubar alguma bola para já garantir a tão sonhada valorização para aqueles cartoleiros que o escalarem.

Victor Ferraz (Santos) – C$ 10.68 A dica de Victor Ferraz, do Santos, é mais para o caso de quem coloca a pontuação acima da valorização. Como o Peixe perdeu na estreia para o Fluminense, no Rio de Janeiro, agora precisará se recuperar diante da sua torcida, contra o Coritiba. E é bom lembrar que mesmo com a derrota, Victor marcou um dos gols santistas. Sua participação em jogadas ofensivas pode garantir novo feito ou mesmo uma assistência. Nesse caso, se também não sofrer gol, deixará os cartoleiros que optarem por ele bastante felizes. E são duas situações bastantes possíveis de acontecerem. Mas seu preço não é nada pequeno e sua pontuação na primeira rodada (4.10), não foi das mais animadoras, mas também não chegou a ser desastrosa.

Fonte: Globoesporte.com/cartola-fc